A bicicleta roda em silêncio pela estrada que circunda a sinuosa montanha do Parque Natural de Serra Gelada. Lá em baixo, o azul turquesa do Mediterrâneo enche-me a alma e o sol quente teima em abraçar-me. Sabem aqueles momentos de felicidade completa, onde nos sentimos em plena sintonia connosco e com o universo? Este foi um desses momentos perfeitos. Haverá experiência mais completa do que embrenhar-se num passeio pela Natureza e deixar que cada poro do nosso corpo se embriague de oxigénio?
É sábado de manhã, de um Outubro determinado em prolongar o Verão. O termómetro já vai nos 26 graus e ainda são as 10 da manhã. Estou com Laura Garcia de Visit Benidorm e mais dois jornalistas portugueses numa visita guiada ao Parque Natural de Serra Gelada. Saímos de bicicleta há poucos minutos do bulício de Benidorm e já estamos num quadro natural, que parece um mundo à parte.
Quem vem a Benidorm passar férias desconhece, na sua maioria, que ali tão perto há um Parque Natural com plantas endémicas, rochas tintadas em diferentes tons de ocre e amarelo tostado, montanhas que terminam em escarpas vertiginosas sobre o Mediterrâneo e maravilhosas enseadas de águas turquesa… Ao fundo, a Ilha de Benidorm ergue-se das águas como um monstro marinho e vigia as pacíficas baías que perfazem a costa.
Enseada Ti Ximo no Parque Natural da Serra Gelada
O Parque Natural da Serra Gelada (Sierra Helada), declarado em 2005 para travar a construção turística e preservar a diversidade da fauna e flora, é composto por uma extensão de 750 hectares terrestres e 5.000 aquáticos, incluindo a Ilha de Benidorm. Impressionam as cores ocres e amarelas das pedras que compõem as serras e escarpas e a variedade de plantas endémicas, como o Narciso Valenciano, a Timó de Plata, a Ensopegall ou a Camarinha (que também temos em Portugal).
Em certas zonas do parque, encontram-se manchas de vegetação ripícola, que funciona como um filtro biológico de nutrientes e de substâncias poluentes. A flora dominante nas escarpas da Serra Gelada é caraterizada pela grande resistência à falta de água e ao ambiente salino. Uma das zonas mais interessantes são as dunas de zimbro (Juniperus oxycedrus) que crescem sobre areias fossilizadas. O zimbro lembra-lhe algo? Sim, as bagas de zimbro são muito utilizadas em gastronomia como especiaria e para elaborar bebidas alcoólicas… especialmente os Gin Tónicos…
O Parque é composto por serra litoral, orla marítima e fundos marinhos e está localizado entre duas bonitas aldeias valencianas, a l’Alfàs del Pi e a Altea de Alicante. Aqui, a luz tem uma intensidade muito especial. Não é de estranhar que colocassem como marca turística o nome “Costa Blanca” a esta região de Espanha. Em concreto, o nome da Serra Gelada, foi-lhe atribuído por marinheiros e pescadores que desde os barcos, confundiam o reflexo da luz solar com a neve.
Se sairmos da Playa del Levante em Benidorm até à entrada do Parque (literalmente 5 minutos em bicicleta) passamos por uma enseada de águas turquesa, a Cala de Almadraba. No século passado, praticava-se nessa zona, a pesca do atum vermelho através de um engenho labiríntico de apanha, a “almadraba”. A Cala de Almadraba é a única praia de Benidorm onde está legalizada a prática do nudismo integral.
Pode-se percorrer o Parque Natural a pé, em bicicleta ou utilizando um híbrido elétrico tipo Segway. Existem percursos com distâncias e dificuldades variados. Por exemplo, eu experimentei a rota curta de 4 km, de dificuldade reduzida que é feita numa estradinha alcatroada entre mar e montanha, começando em Benidorm e vai até à Punta del Cavall onde se situa a Torre de Caletes.
Existem ainda as rotas que atravessam a Serra até ao povo de Albir, passando pelo faro, num total de 16 km; ou a trilha da Cruz da Serra Gelada, com uma distância de 10 km.
Enseada de Almadraba (nudismo permitido)
Falsa desportista: não digam a ninguém mas a minha bicicleta é elétrica!
Enseada do Ti Ximo
Dentro da área considerada reserva no Parque Natural encontra-se a enseada Ti Ximo, onde a cor da água adquire tonalidades de azul e verde mesmerizantes, devido à alga posidonia oceânica. Junto à enseada encontra-se a ruína de uma pequena casa, que terá pertencido a um Sr. Ximo durante as décadas de 40 e 50. O “Tio” Ximo – assim lhe chamavam carinhosamente os habitantes de Benidorm – emprestava a sua casita aos recém-casados para passarem a Lua de Mel e às pessoas doentes que precisavam de repouso e de ar “fresco”. Essa casa chegou a chamar-se a “casa del poble”, a casa do pobre, uma espécie de sanatório e refúgio para quem precisasse.
Porém, nessa zona encontrava-se também uma mina de ocre, cuja extração era de muito interesse para um determinado grupo de pessoas afins ao Franquismo. Ti Ximo começou a receber pressões e foi ameaçado de prisão, acabando por vender a casa e as propriedades. Segundo o jornal Maesba, os descendentes de Ti Ximo estão vivos e têm um restaurante em Benidorm chamado “Casa de la Portuguesa”.
Subir a montanha sempre com os olhos postos no azul do Mediterrâneo
O passeio pelo parque foi feito em bicicleta. Devo confessar que estava um pouco nervosa, porque, convenhamos eu não sou a pessoa mais coordenada do mundo. Estão a ver o patinho feio nas aulas de educação física no liceu? Era eu. Mas, como estou sempre disposta a desafiar os meus limites pessoais, lá alinhei sem pestanejar.
As bicicletas foram alugadas na TAO Bike, um empresa dedicada à promoção de turismo responsável e ecológico. Fiquei imensamente aliviada quando verifiquei que as bicicletas eram elétricas, ou seja, com um pequeno motor que podemos ativar sempre que a encosta seja mais íngreme ou nos faltem forças nas pernas.
Os preços são muito convidativos: 12 euros por duas horas ou 18 euros por um meio dia. A experiência demonstrou-se muito mais agradável do que eu poderia esperar e a bicicleta muito fácil de conduzir. Ou seja, se eu consegui andar nessa bicicleta e subir e descer a montanha sem esforço nenhum, todas as pessoas conseguirão fazê-lo, até os/as meus/minhas leitores/leitoras que já passaram a barreira dos 80!
Pode alugar a bicicleta e fazer o percurso do Parque Natural de Serra Gelada que aqui sugiro neste post ou participar numa das rotas temáticas organizadas pela TAO Bike, por exemplo, a rota dos mercados, rota das enseadas, rota gastronómica ou a rota de Altea.
A Ilha de Benidorm e a Ilha Subaquática
A Ilha de Benidorm está sempre presente no horizonte marinho da cidade. Também conhecida como a Ilha dos Jornalistas, porque aí se assinou um importante protocolo da Universidade de Alicante para a criação do Curso de Jornalismo, a ilha é praticamente deserta. À parte de um restaurante não há mais nenhuma infraestrutura na ilha. Esta pertence ao domínio marítimo do Parque Natural da Serra Gelada e é considerada reserva natural.
Na Ilha de Benidorm vivem várias colónias de aves marinhas e uma boa coleção de plantas endémicas. Existe um trilho que sobe até ao pico, oferecendo vistas inefáveis sobre Benidorm. Há uma praia com pequenos seixos e diz, quem pratica mergulho, que a flora e fauna mediterrâneas são uma verdadeira maravilha. Nas profundezas marinhas que rodeiam a Ilha de Benidorm, esconde-se uma outra ilha subaquática, uma formação rochosa conhecida pelo nome de Llosa com 40 metros de profundidade.
Ilha de Benidorm (foto: Visit Benidorm)
A lenda do gigante da Ilha de Benidorm
Na mitologia local encontra-se uma lenda associada ao nascimento da Ilha de Benidorm. Roldán era um gigante que vivia na montanha de Puig Campana, localizada a poente de Benidorm, a segunda mais alta da província de Alicante. Um dia, caminhando pela praia encontrou uma bela mulher da qual se apaixonou perdidamente.
Roldán e a sua esposa viveram juntos por muitos anos no topo da montanha, mas um dia, ao voltar a casa do trabalho, Roldán sentiu uma presença negra no caminho. Era a personificação da Morte. Essa sinistra figura avisou-o da tragédia: nesse entardecer, com o último raio de sol, a sua amada morreria. Roldán, desesperado pela notícia, subiu a correr a montanha para chegar ao pé da sua amada antes do pôr do sol.
Durante a subida e cheio de raiva deu um pontapé numa pedra. A força do gigante provocou uma fissura na montanha e a pedra caiu com violência no mar, formando a Ilha de Benidorm. Roldán chegou demasiado tarde ao pé da sua amada, que já jazia morta à sombra do último raio de sol. O gigante elevou a sua amada em braços e caminhou, enlouquecido, em direção ao horizonte marinho. Ainda hoje, se diz que nas profundezas do Mediterrâneo, se encontram os corpos destes dois enamorados…
Como chegar: Existe o ferry Bahía de Benidorm que liga a cidade à Ilha com a frequência de hora a hora.
As escarpas oceânicas da Serra Gelada
Com Laura García, de Visit Benidorm, uma verdadeira apaixonada pela sua cidade.
Tao Bike, empresa de aluguer de bicicletas.
Para mais informação e reservas, não deixe de consultar:
TAO BIKE
Direção: Avenida do Mediterrâneo, 62, Benidorm, 03503,
Telefone: (+34) 966 17 57 39 / 696 100 707
Página Web: Http://www.taobike.es
Links Úteis para sua Viagem em Benidorm:
Visit Benidorm: http://pt.visitbenidorm.es (em português)
Tap Air Portugal: https://www.flytap.com/pt-pt/
Restaurantes
Restaurante Ulia: http://www.restauranteulia.es
Restaurante Rice: http://www.restaurantrice.com
Restaurante Son de Mar: http://grupoaurrera.com/restaurante-son-de-mar-benidorm/
Restaurante Llum del Mar no Hotel Villa Venecia: http://www.hotelvillavenecia.com/restaurantes/
Restaurante In Black no Asia Gardens: https://www.asiagardens.es/es/restaurante-in-black
Hotéis
Asia Gardens (5*): https://www.asiagardens.es
Meliã Villaitana (5* e 4*): http://www.villaitana.com
Hotel Villa del Mar (4*): http://www.hotelvilladelmar.com.es
Hotel Villa Venecia (5*): http://www.hotelvillavenecia.com
Hotel-Clínica SHA Wellness: https://shawellnessclinic.com/es/
Experiências, Atividades e Atrações
Benidorm Palace: https://www.benidormpalace.com
Circo de Benidorm: http://www.benidormcircus.es
Club de Golf Villaitana: http://www.meliavillaitanagolf.com/es/
Bicicletas Elétricas TAO: http://www.taobike.es
Turismo Médico – Dental
Clínica Imed Levante: http://www.imedlevante.com/es/
Ilahy – Estético: http://www.ilahy.es
Hotel-Clínica SHA Wellness: https://shawellnessclinic.com/es/
Créditos Fotográficos: Algarvist
#Benidorm #BenidormdeLuxo #Viagem #JornalismodeViagem #BloggerdeViagem #TravelBlogger #blogdeviagem #Espanha #Alicante #ComunidadeValenciana #SeñoriodeBenidorm #AsiaGardens #MeliãVillaitanaGolf #ImedLevante #PraiadoLevante #PraiadoPonente #PasseiosBicicletasBenidorm #CostaBlanca #Turismo #RestauranteSondeMar #VarandadoMediterrâneo #HotelVillaVenecia #ParqueNaturalSerraGelada #SierraHelada #SerraGelada #RooftopHotelMadeira #RestauranteÚlia #RestauranteBelvedere #ViagensAbre #AgênciadeViagensAbreu #MundoAbreu #TapAirPortugal #PraiadeAlmadrabaBenidorm #PraiadeMalPas #PraiadeTioXimo #RestauranteLlumdelMar #SHAWellnessClinic #CalleGambo #ChefMartinStein #RestauranteInBlack