Pine Cliffs Hotel Algarve, Algarvist, Essential List, Living in Portugal, Best recommendations

Benidorm e Natureza. Descobrindo o Parque Natural de Serra Gelada

A bicicleta roda em silêncio pela estrada que circunda a sinuosa montanha do Parque Natural de Serra Gelada. Lá em baixo, o azul turquesa do Mediterrâneo enche-me a alma e o sol quente teima em abraçar-me. Sabem aqueles momentos de felicidade completa, onde nos sentimos em plena sintonia connosco e com o universo? Este foi um desses momentos perfeitos. Haverá experiência mais completa do que embrenhar-se num passeio pela Natureza e deixar que cada poro do nosso corpo se embriague de oxigénio?

É sábado de manhã, de um Outubro determinado em prolongar o Verão. O termómetro já vai nos 26 graus e ainda são as 10 da manhã. Estou com Laura Garcia de Visit Benidorm e mais dois jornalistas portugueses numa visita guiada ao Parque Natural de Serra Gelada. Saímos de bicicleta há poucos minutos do bulício de Benidorm e já estamos num quadro natural, que parece um mundo à parte.

Quem vem a Benidorm passar férias desconhece, na sua maioria, que ali tão perto há um Parque Natural com plantas endémicas, rochas tintadas em diferentes tons de ocre e amarelo tostado, montanhas que terminam em escarpas vertiginosas sobre o Mediterrâneo e maravilhosas enseadas de águas turquesa… Ao fundo, a Ilha de Benidorm ergue-se das águas como um monstro marinho e vigia as pacíficas baías que perfazem a costa.

Parque Natural de Serra Gelada - Sierra Helada - Benidorm

Enseada Ti Ximo no Parque Natural da Serra Gelada

O Parque Natural da Serra Gelada (Sierra Helada), declarado em 2005 para travar a construção turística e preservar a diversidade da fauna e flora, é composto por uma extensão de 750 hectares terrestres e 5.000 aquáticos, incluindo a Ilha de Benidorm. Impressionam as cores ocres e amarelas das pedras que compõem as serras e escarpas e a variedade de plantas endémicas, como o Narciso Valenciano, a Timó de Plata, a Ensopegall ou a Camarinha (que também temos em Portugal).

Em certas zonas do parque, encontram-se manchas de vegetação ripícola, que funciona como um filtro biológico de nutrientes e de substâncias poluentes. A flora dominante nas escarpas da Serra Gelada é caraterizada pela grande resistência à falta de água e ao ambiente salino. Uma das zonas mais interessantes são as dunas de zimbro (Juniperus oxycedrus) que crescem sobre areias fossilizadas. O zimbro lembra-lhe algo? Sim, as bagas de zimbro são muito utilizadas em gastronomia como especiaria e para elaborar bebidas alcoólicas… especialmente os Gin Tónicos…

Parque Natural de Serra Gelada - Sierra Helada - Benidorm

O Parque é composto por serra litoral, orla marítima e fundos marinhos e está localizado entre duas bonitas aldeias valencianas, a l’Alfàs del Pi e a Altea de Alicante. Aqui, a luz tem uma intensidade muito especial. Não é de estranhar que colocassem como marca turística o nome “Costa Blanca” a esta região de Espanha. Em concreto, o nome da Serra Gelada, foi-lhe atribuído por marinheiros e pescadores que desde os barcos, confundiam o reflexo da luz solar com a neve.

Se sairmos da Playa del Levante em Benidorm até à entrada do Parque (literalmente 5 minutos em bicicleta) passamos por uma enseada de águas turquesa, a Cala de Almadraba. No século passado, praticava-se nessa zona, a pesca do atum vermelho através de um engenho labiríntico de apanha, a “almadraba”. A Cala de Almadraba é a única praia de Benidorm onde está legalizada a prática do nudismo integral.

Pode-se percorrer o Parque Natural a pé, em bicicleta ou utilizando um híbrido elétrico tipo Segway. Existem percursos com distâncias e dificuldades variados. Por exemplo, eu experimentei a rota curta de 4 km, de dificuldade reduzida que é feita numa estradinha alcatroada entre mar e montanha, começando em Benidorm e vai até à Punta del Cavall onde se situa a Torre de Caletes.

Existem ainda as rotas que atravessam a Serra até ao povo de Albir, passando pelo faro, num total de 16 km; ou a trilha da Cruz da Serra Gelada, com uma distância de 10 km.

Enseada de Almadraba (nudismo permitido)

Enseada de Almadraba (nudismo permitido)

Parque Natural de Serra Gelada - Sierra Helada - Benidorm

Falsa desportista: não digam a ninguém mas a minha bicicleta é elétrica!

Enseada do Ti Ximo

Dentro da área considerada reserva no Parque Natural encontra-se a enseada Ti Ximo, onde a cor da água adquire tonalidades de azul e verde mesmerizantes, devido à alga posidonia oceânica. Junto à enseada encontra-se a ruína de uma pequena casa, que terá pertencido a um Sr. Ximo durante as décadas de 40 e 50. O “Tio” Ximo – assim lhe chamavam carinhosamente os habitantes de Benidorm – emprestava a sua casita aos recém-casados para passarem a Lua de Mel e às pessoas doentes que precisavam de repouso e de ar “fresco”. Essa casa chegou a chamar-se a “casa del poble”, a casa do pobre, uma espécie de sanatório e refúgio para quem precisasse.

Porém, nessa zona encontrava-se também uma mina de ocre, cuja extração era de muito interesse para um determinado grupo de pessoas afins ao Franquismo. Ti Ximo começou a receber pressões e foi ameaçado de prisão, acabando por vender a casa e as propriedades. Segundo o jornal Maesba, os descendentes de Ti Ximo estão vivos e têm um restaurante em Benidorm chamado “Casa de la Portuguesa”.

Subir a montanha sempre com os olhos postos no azul do Mediterrâneo

Subir a montanha sempre com os olhos postos no azul do Mediterrâneo

O passeio pelo parque foi feito em bicicleta. Devo confessar que estava um pouco nervosa, porque, convenhamos eu não sou a pessoa mais coordenada do mundo. Estão a ver o patinho feio nas aulas de educação física no liceu? Era eu. Mas, como estou sempre disposta a desafiar os meus limites pessoais, lá alinhei sem pestanejar.

As bicicletas foram alugadas na TAO Bike, um empresa dedicada à promoção de turismo responsável e ecológico. Fiquei imensamente aliviada quando verifiquei que as bicicletas eram elétricas, ou seja, com um pequeno motor que podemos ativar sempre que a encosta seja mais íngreme ou nos faltem forças nas pernas.

Os preços são muito convidativos: 12 euros por duas horas ou 18 euros por um meio dia. A experiência demonstrou-se muito mais agradável do que eu poderia esperar e a bicicleta muito fácil de conduzir. Ou seja, se eu consegui andar nessa bicicleta e subir e descer a montanha sem esforço nenhum, todas as pessoas conseguirão fazê-lo, até os/as meus/minhas leitores/leitoras que já passaram a barreira dos 80!

Pode alugar a bicicleta e fazer o percurso do Parque Natural de Serra Gelada que aqui sugiro neste post ou participar numa das rotas temáticas organizadas pela TAO Bike, por exemplo, a rota dos mercados, rota das enseadas, rota gastronómica ou a rota de Altea.

A Ilha de Benidorm e a Ilha Subaquática

A Ilha de Benidorm está sempre presente no horizonte marinho da cidade. Também conhecida como a Ilha dos Jornalistas, porque aí se assinou um importante protocolo da Universidade de Alicante para a criação do Curso de Jornalismo, a ilha é praticamente deserta. À parte de um restaurante não há mais nenhuma infraestrutura na ilha. Esta pertence ao domínio marítimo do Parque Natural da Serra Gelada e é considerada reserva natural.

Na Ilha de Benidorm vivem várias colónias de aves marinhas e uma boa coleção de plantas endémicas. Existe um trilho que sobe até ao pico, oferecendo vistas inefáveis sobre Benidorm. Há uma praia com pequenos seixos e diz, quem pratica mergulho, que a flora e fauna mediterrâneas são uma verdadeira maravilha. Nas profundezas marinhas que rodeiam a Ilha de Benidorm, esconde-se uma outra ilha subaquática, uma formação rochosa conhecida pelo nome de Llosa com 40 metros de profundidade.

Isla de Benidorm Ilha de Benidorm

Ilha de Benidorm (foto: Visit Benidorm)

A lenda do gigante da Ilha de Benidorm

Na mitologia local encontra-se uma lenda associada ao nascimento da Ilha de Benidorm. Roldán era um gigante que vivia na montanha de Puig Campana, localizada a poente de Benidorm, a segunda mais alta da província de Alicante. Um dia, caminhando pela praia encontrou uma bela mulher da qual se apaixonou perdidamente.

Roldán e a sua esposa viveram juntos por muitos anos no topo da montanha, mas um dia, ao voltar a casa do trabalho, Roldán sentiu uma presença negra no caminho. Era a personificação da Morte. Essa sinistra figura avisou-o da tragédia: nesse entardecer, com o último raio de sol, a sua amada morreria. Roldán, desesperado pela notícia, subiu a correr a montanha para chegar ao pé da sua amada antes do pôr do sol.

Durante a subida e cheio de raiva deu um pontapé numa pedra. A força do gigante provocou uma fissura na montanha e a pedra caiu com violência no mar, formando a Ilha de Benidorm. Roldán chegou demasiado tarde ao pé da sua amada, que já jazia morta à sombra do último raio de sol. O gigante elevou a sua amada em braços e caminhou, enlouquecido, em direção ao horizonte marinho. Ainda hoje, se diz que nas profundezas do Mediterrâneo, se encontram os corpos destes dois enamorados…

Como chegar: Existe o ferry Bahía de Benidorm que liga a cidade à Ilha com a frequência de hora a hora.

As escarpas oceânicas da Serra Gelada

As escarpas oceânicas da Serra Gelada

Com Laura García, de Visit Benidorm, uma verdadeira apaixonada pela sua cidade.

Tao Bike, empresa de aluguer de bicicletas.

Para mais informação e reservas, não deixe de consultar:

TAO BIKE

Direção: Avenida do Mediterrâneo, 62, Benidorm, 03503,

Telefone: (+34) 966 17 57 39 / 696 100 707

Página Web: Http://www.taobike.es

Links Úteis para sua Viagem em Benidorm:

Visit Benidorm: http://pt.visitbenidorm.es (em português)

Tap Air Portugal: https://www.flytap.com/pt-pt/

Restaurantes

Restaurante Ulia: http://www.restauranteulia.es

Restaurante Rice: http://www.restaurantrice.com

Restaurante Son de Mar: http://grupoaurrera.com/restaurante-son-de-mar-benidorm/

Restaurante Llum del Mar no Hotel Villa Venecia: http://www.hotelvillavenecia.com/restaurantes/

Restaurante In Black no Asia Gardens: https://www.asiagardens.es/es/restaurante-in-black

Hotéis

Asia Gardens (5*): https://www.asiagardens.es

Meliã Villaitana (5* e 4*): http://www.villaitana.com

Hotel Villa del Mar (4*): http://www.hotelvilladelmar.com.es

Hotel Villa Venecia (5*): http://www.hotelvillavenecia.com

Hotel-Clínica SHA Wellness: https://shawellnessclinic.com/es/

Experiências, Atividades e Atrações

Benidorm Palace: https://www.benidormpalace.com

Circo de Benidorm: http://www.benidormcircus.es

Club de Golf Villaitana: http://www.meliavillaitanagolf.com/es/

Bicicletas Elétricas TAO: http://www.taobike.es

Turismo Médico – Dental

Clínica Imed Levante: http://www.imedlevante.com/es/

Ilahy – Estético: http://www.ilahy.es

Hotel-Clínica SHA Wellness: https://shawellnessclinic.com/es/

Créditos Fotográficos: Algarvist

#Benidorm #BenidormdeLuxo #Viagem #JornalismodeViagem #BloggerdeViagem #TravelBlogger #blogdeviagem #Espanha #Alicante #ComunidadeValenciana #SeñoriodeBenidorm #AsiaGardens #MeliãVillaitanaGolf #ImedLevante #PraiadoLevante #PraiadoPonente #PasseiosBicicletasBenidorm #CostaBlanca #Turismo #RestauranteSondeMar #VarandadoMediterrâneo #HotelVillaVenecia #ParqueNaturalSerraGelada #SierraHelada #SerraGelada #RooftopHotelMadeira #RestauranteÚlia #RestauranteBelvedere #ViagensAbre #AgênciadeViagensAbreu #MundoAbreu #TapAirPortugal #PraiadeAlmadrabaBenidorm #PraiadeMalPas #PraiadeTioXimo #RestauranteLlumdelMar #SHAWellnessClinic #CalleGambo #ChefMartinStein #RestauranteInBlack

Stay up to date on:

reLATED POSTS:

Experiencias

Tivoli Carvoeiro renasce dos mares

O azul da pequena enseada de Vale Covo, no barlavento algarvio, entra pelas janelas adentro com a força de um monstro marinho obrigando-nos a perder

Ombria Resort Algarve Luxury Villas Algarvist Best recommendations Insider tips Algarve
Conrad Hotel Algarve - Best Luxury Hotel in Portugal Quinta do Lago where to stay