Conduzimos devagar numa estrada rodeada de verde, árvores, casas de pedra e ovelhas. Saímos há pouco de Bilbau e já estamos numa paisagem bucólica digna de um quadro impressionista. O nosso destino gastronómico de hoje é uma granja que pratica a cozinha tradicional Vasca com toques de inovação. A excelência da proposta culinária e o serviço da velha escola, valeram-lhe uma estrela Michelin e muitos outros prémios gastronómicos. Se procura um restaurante que alie uma oferta tradicional com o selo de qualidade Michelin, este é um lugar imperdível durante a sua viagem ao País Vasco.
Às vezes as estórias começam-se pelo fim. A minha crónica de viagem em capítulos sobre o País Vasco, arranca com um post dedicado ao último restaurante. Não é por nada em específico, mas a verdade é que é uma das experiências mais vivas que trago nesta mala de viajante gastronómico.
Hoje levo-o/a ao Boroa Jatetxea, o paraíso do Chef Jabi Gartzia. O Boroa fica numa granja nos arredores de Bilbau, em Amorebieta, e tem uma cozinha de lamber os beiços. E não é uma granja qualquer. A cozinha do Boroa foi reconhecida em 2008 com uma estrela Michelin e continua, cada ano, a superar-se.
No Boroa provei pratos tão extraordinários como um leitão assado com chocolate e molho de frutos exóticos, ou uma enguia fumada em cama de foie e véu de marmelo. Parece-lhe estranho? Provavelmente. Mas posso garantir que fiquei de queixo caído com a forma harmoniosa com que estes ingredientes improváveis casam à perfeição. E convenhamos, eu sou de Coimbra, e não aceito um leitão qualquer… e esta composição com chocolate amargo, deixou-me embasbacada…
Mas antes de passar à descrição das iguarias, deixem-me situar-lhes… o Boroa fica numa região bucólica a poucos quilómetros da cidade Bilbau. Chegámos a esta granja verde e cheia de charme, no caminho de regresso ao aeroporto, desde San Sebastián. Saímos da autoestrada e cortámos na saída de Amorebieta, onde apenas se vêm edifícios industriais. Comecei a duvidar do destino, mas rapidamente surgiram os campos verdes, cheios de ovelhas e belas casas ao estilo suíço. Foi aí, que a granja Boroa nos recebeu com o lume aceso e a hospitalidade própria do País Vasco.
A decoração do restaurante é o mais tradicional possível: tetos altos com vigas em madeira, lareiras e paredes em pedra, janelas em madeira escura abertas à pradaria e mesas dispostas com o melhor dos linhos, porcelana, cristais e centros de mesa campestres. O serviço orientado pela Sra. Mª Asun Ibarrondo e o Sommelier Juan Cobo presta atenção ao mais ínfimo dos pormenores. Ao entrar tive a sensação de chegar a casa de um familiar na Beira, pela receção calorosa da Sra. Ibarrondo.
Na cozinha labutam o Chef Jaxier (Jabi) Gartzia e o jovem Chef Iñigo Elorriaga num afã constante de superação. A carta reúne influências vascas tradicionais, trabalhadas com uma fineza que impressionam o mais viajado. Visitei o restaurante numa segunda-feira, ao meio dia e estava cheio de empresários aprumadíssimos nos seus fatos e fechando negócios da melhor forma: à mesa.
A carta de vinhos é muito extensa, mas a nossa escolha recaiu no Txakoli, um vinho da região, de quem nos enamorámos perdidamente nesta viagem. Provámos o Señorio de Otxaran, com denominação de origem Bizkaiko Txakolina, da zona de Otxaran em Zalla, Biscaia.
E por lá, provámos iguarias tão deliciosas que continuo a salivar à medida que escrevo estas linhas:
Enguia Fumada e Abacate com véu de Marmelo sob uma cama de foie-gras e aroma cítrico.
Salada de Lavagante com molho de manga, abacate e salada com tártaro.
O interior da centenária casa vasca que em 1997, Mª Assun Ibarrondo e o Chef Gartzia, decidiram transformar em restaurante. A estrela Michelin chegou em 2008.
Risotto com cogumelos do bosque, trufas, acelgas e gema de ovo a baixa temperatura.
Leitão “Euskal Txerri” confitado com molho de papaia e mango com chocolate e pimenta de Rimbas.
Rocher: como o nome avisa… é uma interpretação explosiva de um Ferrero Rocher… estonteante!
Para mais Informação:
Restaurante Boroa
Barrio Boroa, Caserío Garai, 11 48340 Amorebieta – Etxano – Bizkaia
Página Web: http://boroa.com/
E-mail: boroa@boroa.com
Telefone: +34 946 734 747
Sites Interessantes para a sua viagem ao País Vasco:
Bilbau
Museu Guggenheim: http://www.guggenheim-bilbao-corp.eus
Créditos Fotográficos: Algarvist
#PaísVasco #PaísBasco #Bilbao #SanSebastián #EuskalHerria #GuiadeViagem #BlogdeViagem #TheBasqueRoute #RotadoPaísVasco #Donostia #MuseuGuggenheim #Bilbau #FrankGehry #Gastronomia #Michelin #RestauranteMichelin #Guetaria #VisitSpain #TurismodeEspanha #Biarritz #BoroaRestaurante #UmaestrelaMichelin