Pine Cliffs Hotel Algarve, Algarvist, Essential List, Living in Portugal, Best recommendations

Mirador de Ulía, o paladar dos deuses

Se fosse necessário escolher, um, só um, dos restaurantes que visitei em San Sebastián, ficaria com este, o Mirador de Ulia. Porquê? Qualidade, Sabor, Apresentação, Textura, História e Inovação. Estas são as seis categorias de análise que utilizo para classificar um restaurante. E o Mirador de Ulia cumpre com todas elas. E a cereja em cima do bolo são as vistas panorâmicas sobre a cidade… Aponte o nome do Chef Ruben Trincado. Tem uma estrela Michelin, mas de certeza que a subida à segunda está próxima… muito próxima!

Chef Ruben Trincado, Mirador de Ulia, San Sebastián, Uma Estrela Michelin

Chef Ruben Trincado, Mirador de Ulia, San Sebastián, Uma Estrela Michelin

Cheguei numa noite escura de Outono, com o frio a apertar este coração já meio algarvio e acostumado ao calorzinho. A chuva torrencial não me deixou passear pelas imediações deste casario situado no Monte Ulia, com San Sebastián aos pés e desfrutar da majestosa vista sobre a cidade e o mar. Não importa, passei ao interior da casa de fachada tradicional e de aí, protegida e no conforto da sala com terraço envidraçado, tive toda a noite para contemplar as luzes trémulas e os contornos da cidade. Puro encantamento.

Contextualizemos: San Sebastián é a capital gastronómica do mundo. Não há lugar com maior concentração de chefs com estrelas Michelin e restaurantes de renome. A meca da gastronomia como alguns lhe chamam, é casa de Martin Berasategui, Juan Mari Arzak ou Pedro Subijana. Mas essas são constelações impossíveis. Conseguir mesa implica uma espera de três ou quatro meses, e uma carteira recheadíssima para pagar a conta. Para que tenha uma ideia, em San Sebastián, um jantar para dois com menu de degustação e vinho ronda os 250 euros num restaurante com estrela Michelin, 400 num dois estrelas e 650 euros num três estrelas.​

Amuse-Bouche: sanduíche de steak tartar com crocante de tinta de calamar e arroz; um creme Parmentier de batata e trufa servido com pão Bao; uma croquete redonda líquida de bacalhau, pão de milho crocante e um dadinho de Coxa de frango.

Nesta viagem, escolhemos concentrar-nos nos chefes com uma estrela Michelin e devo dizer que a experiência gastronómica foi, na maioria dos casos, absolutamente irrepreensível. Aliás, no caso concreto do Chef Ruben Trincado do Mirador de Ulia, tenho a impressão que o seu trabalho está agora mais perto das duas estrelas, que de uma… e já vão perceber porquê quando virem o menu.

O Mirador de Ulia existe há já três gerações. A história gastronómica deste lugar tem vindo a ser conquistada paulatinamente a cada prato, ano atrás de ano, década atrás de década. Não é nada fácil manter um restaurante com êxito ao longo de tanto tempo. Trincado não só colocou o coração no negócio da família, como arrecadou uma estrela, trazendo o prestígio e o merecido reconhecimento às portas do Mirador de Ulia.

Recebe-nos com amabilidade o Maitre D’ Manu Garrido e indica-nos uma mesa para dois, num dos recantos mais dramáticos e românticos da sala: a esquina envidraçada com vistas cénicas sobre a cidade. Perfeito.

Depois começou uma viagem pelos sabores, uma montanha russa de sensações distribuída por 9 pratos. Experimentámos o menu de degustação (previamente acordado no momento da reserva com a informação das nossas alergias e preferências), que se revelou um verdadeiro festim para os sentidos.

O cocktail de boas-vindas tratou-se de uma composição fresca elaborada com vodka, brandy e sumo de lima. O amuse-bouche veio servido numa lousa, com uma variada apresentação de sabores. Por um lado um sanduíche de steak tartar com crocante de tinta de calamar e arroz; um creme Parmentier de batata e trufa servido com pão Bao; uma croquete redonda líquida de bacalhau, Pão de milho crocante e um dadinho de Coxa de frango e tempuras.

“Tomate, sardinha e queijo”

Composto por tomate semi seco, recheado de mousse de queijo e ervas aromáticas com sardinhas fumadas. O peixe em concreto as sardinhas, a pescada, as anchos e os pregados são peixes da costa do País Vasco que destacam pela qualidade, sabor e frescura. É por isso indispensável a sua inclusão nos menus dos melhores restaurantes vascos.

Mirador de Ulia: Primeiro prato do Menu: “Tomate, sardinha e queijo”

Primeiro prato do Menu: “Tomate, sardinha e queijo”

“Salada de Bogavante”

Salada de bogavante com tutano de verduras e gelado de tomate. O uso de ervas aromáticas neste prato aporta-lhe várias dimensões de sabor, tornando-o tecnicamente perfeito. Para além disso, encontrei pequenas esferas tipo caviar com uma redução cítrica de Yuzu e uns acentos de alga “Ramalho de Mar” que lembravam umas minhocas de sabor muito interessante e claramente demostram o sentido de humor do Chef Trincado. No final da refeição perguntei ao Chef qual era o segredo para este prato tão bem conseguido. Afinal uma salada é algo aparentemente simples e por isso difícil de melhorar… Trincado confiou-me que aqui, o segredo para conseguir as explosões de sabor reside no uso de 4 tipos de ervas aromáticas, 3 tipos de endívias e 2 algas de mar…

Mirador de Ulia, segundo prato menu de degustação, “Salada de Bogavante”

Salada de Bogavante, o segundo prato do Menu de Desgustação

“Steak Tartar”

Uma brilhante interpretação deste clássico da cozinha francesa, o steack tartar de vitela com uma textura irrepreensível veio moldada em quadradinhos, rúcula e gelatina de tomate e polvilhado com tomate liofilizado. Encontra-se uma leve influência asiática Este foi um dos meus pratos favoritos.

“Ravioli de Rabito”

Ravioli de massa fina recheada de rabito ibérico, esfera de queijo Idiazabal e tomilho e cristal de batata.

Ravioli de Rabito, Chef Ruben Trincado, Mirador de Ulia

Ravioli de Rabito, pleno de sabor!

Cogumelos do Bosque com Gema de Ovo

Tataki de Atum

Limpa-paladar “Maçã Verde” – genial!

Pormenor do interior da maçã, com sementinhas comestíveis… pura arte!

Pato Lacado

Pré-sobremesa – “falso Gin Tónico”

Sobremesa: Toucinho do Céu

“Sobremesa: Toucinho do Céu”

A popular sobremesa portuguesa também pertence ao repertório da cozinha espanhola. Claro que o Chef Ruben Trincado apresentou-nos a versão Michelin e deixou-nos boquiabertos. Vieram uns rebuçados envoltos em papel de milho transparente (comestível) com caramelos de toucinho do céu, snack de cacau negro e chocolate branco. Absolutamente inesperado e delicioso. Acompanhámos este manjar dos deuses com um Bizi – 060, um vinho de sobremesa com o toque certo de amargo e doçura.

Mirador de Ulía, Chef Ruben Trincado

à conversa com o Chef Ruben Trincado

A carta de vinhos do Mirador de Ulia guarda mais de 200 referência de espumosos e champagne, brancos, rosados e tintos, nacionais e internacionais. O Sommelier Germán Barreiro levou-nos à cave no final da noite para mostrar-nos alguns dos seus tesouros líquidos mais apreciados, o espanhol “Vega-Sicilia, Unico, 2008, tinto da Região Ribera del Duero”, um “Chateau La Mission Haut-Brion, 2008 da Região francesa Clarence Dillon” ou ainda um “Château Totanoy, de Pomerl, 2010” entre muitos outros…

Para esta noite, concentrámo-nos no vinho da região, o belo Txakoli, que finalmente começa a ser encarado com a atenção que se merece. Este é um vinho elaborado com uma variedade de baga própria da região, a Hondarrabi zuri, que lembra vagamente o nosso Alvarinho. Os vinhos com esta variedade de uva transmitem bem o caráter verde da paisagem, o clima e o solo. Experimentámos primeiro o “Gaintza Txakolina” (mais fresco) e depois o “K5” de Karlos Arguiñano, famoso chef espanhol (um pouco mais complexo).

O Sommelier Germán Barreiros

O menu de degustação aqui descrito custa 99 euros por pessoa. A maridagem de vinhos pode ser pedida à parte ou optar por um vinho da carta ou uma sugestão do Sommelier Germán Barreiros.

Gostei de conhecer o Mirador de Ulia e o seu Chef Ruben Trincado. É muito agradável encontrar pessoas motivadas e incansáveis, que dão tudo pela gastronomia. Como esta é já a terceira geração, poderiamos esperar que a ilusão por fazer as coisas se tivesse diluído com o tempo. Ao contrário, aqui parece que se concentra à medida que passam as décadas. Trincado confessa-me que a gastronomia esteve sempre presente na sua vida, e foi ainda menino que tomou a decisão de ser Chef: “Os olhos da minha avó encheram-se de lágrimas, nunca soube se foi porque o prato era bom ou porque tinha sido confecionado pelo seu neto. Nunca soube. Mas foi aí que o meu destino se decidiu”.

O Chef Ruben Trincado longe de assentar no conforto da casa de família, está agora encarregue de um projeto extraordinário em Bogotá, Colômbia. Durante a nossa conversa falou-me do seu novo bebé, o Seratta, que abrirá em 2018, com mais de mil metros quadrados de espaço dedicado a um conceito de gourmand market, o primeiro na América Latina. Não será fácil gerir um projeto com um Atlântico pelo meio… mas a ilusão brilha nos olhos do Chef enquanto me confessa que hoje só dormirá três horas, porque amanhã sai no primeiro avião para Bogotá. O Seratta terá espaço para 300 pessoas e oferecerá um conceito gastronómico de experiências sibaritas com influências de todo o mundo. Metade mercado, metade restaurante, o Seratta será um dos lugares mais especiais de Bogotá e a abertura está prevista em Abril de 2018. Com certeza, mais um grande desafio para o Chef Ruben Trincado…

Para mais Informação:

Restaurante Mirador de Ulia (uma estrela Michelin)

Paseo Ulía, 193. 20013, Donostia/San Sebastián, Gipuzkoa, España.

Telefone: (+34)943 272 707

E-mail: miradordeulia@miradordeulia.es

Página Web: www.miradordeulia.es

Créditos Fotográficos: Algarvist e Mirador de Ulia

#PaísVasco #PaísBasco #Bilbao #SanSebastián #EuskalHerria #GuiadeViagem #BlogdeViagem #TheBasqueRoute #RotadoPaísVasco #Donostia #MuseuGuggenheim #Bilbau #FrankGehry #Gastronomia #Michelin #RestauranteMichelin #Guetaria #VisitSpain #TurismodeEspanha #Biarritz

Stay up to date on:

reLATED POSTS:

Experiencias

Tivoli Carvoeiro renasce dos mares

O azul da pequena enseada de Vale Covo, no barlavento algarvio, entra pelas janelas adentro com a força de um monstro marinho obrigando-nos a perder

Ombria Resort Algarve Luxury Villas Algarvist Best recommendations Insider tips Algarve
Conrad Hotel Algarve - Best Luxury Hotel in Portugal Quinta do Lago where to stay