Se eu tivesse que recomendar apenas um restaurante em Benidorm, o Restaurante Ulia seria a minha eleição. Trata-se de um restaurante familiar, cujas panelas já conhecem a terceira geração da família Fuster. Pratica-se uma cozinha mediterrânica baseada nos arrozes e fideuás, mas a carta oferece bom peixe e carne maturada da Galiza.
. .
Arroz, sim. Paella, não.
Benidorm encontra-se na província de Alicante na comunidade de Valência. Nessa região espanhola produzem-se diversas variedade de arroz de grão curto, como o bomba, o baía, o calasparra ou o cullera. Devido à abundância deste cultivo é compreensível que um dos pratos estrela da gastronomia valenciana seja o arroz, conhecido, no mundo inteiro como paella. Porém, não é correto chamar paella à receita de arroz, a forma adequada é simplesmente “arroz” e é a sertã em que se cozinha que recebe o nome de paellera. A circulação errónea do nome paella acabou por acontecer num processo de estereotipização, durante a explosão do turismo de massas, quando os restaurantes precisaram posicionar os seu “arrozes” e diferenciá-los das receitas que os turistas conheciam do seus países de origem.
O receituário valenciano inclui vários tipos de arrozes, o arroz negro o arroz à banda com produtos variados do mar ou da terra, desde peixe, marisco, coelho, favas, ou uma mistura de tudo… Outra das especialidades é a fideuá, uma massinha curta com um buraquinho no meio também cozinhada na paellera. Quer os sabores dos arrozes como das fideuás podem ser potenciados se adicionar um pouco de ali-oli (maionese elaborada com alho e ovo) ao prato. Eu sei que parece estranho, mas experimente e deixe-se envolver pelos sabores típicos e autênticos do Mediterrâneo.
.
No Ulia de Dona Pilar Fuster há 50 paelleras em ferro, todas compradas na “Ferreteria La Palma”. A elaboração da (erroneamente conhecida por) paella baseia-se num caldo que é feito a diário, segundo a receita original da sua sogra “Pepita” Josefa Muñoz Fuster, mulher de armas tomar que fundou junto ao seu marido este restaurante. Outro dos segredos é a utilização de produtos de qualidade, frescos e produzidos localmente e uma variedade específica de açafrão em rama Elmiñarro.
As delícias da cozinha da família Fuster têm vindo a conquistar prémios e reconhecimentos ao longo das décadas – em 2011, receberam a Medalha de Ouro ao Mérito do Trabalho do Rei Don Carlos I. Pelas mesas do Ulia, já passaram vários monarcas, desportistas e famosos como Julio Iglesias ou o icónico cantor Rafael (uma espécie de Marco Paulo português), pois quando se realizava o aclamado Festival da Canção de Benidorm, todos os artistas tinham ali o seu ponto de encontro.
Os arrozes comem-se no Ulia com um garfo especial, um híbrido entre a colher e o garfo. A forma espanhola de comer um arroz é colocar a paellera no centro da mesa e comer diretamente da sertã. O arroz vem ligeiramente caramelizado no fundo, esta crosta socarrat é especialmente deliciosa. Laura García, de Visit Benidorm quem me acompanhou neste almoço, explicou-me que raspar o socarrat é um quase um vício para os Benidormenses.
O Restaurante Ulia fica na marginal da Praia do Poente (Playa del Poniente) e desfrutam-se dos bons arrozes com o olhar perdido no mar. Está decorado com gosto e no centro da sala, encontra-se uma curiosa escultura em madeira emoldurada por um jardim interior. Experimente acompanhar a refeição com um vinho tinto muito típico da região o Señorio de Benidorm. A garrafa tem cinzelado no vidro o skyline de Benidorm e o elixir é elaborado de forma ecológica utilizando uma grande percentagem de Monastrell, uma variedade de uva específica da região alicantina.
Restaurante Ulia
Direção: Av. Vicente Llorca Alós, 15, 03502 Benidorm.
Telefone: +34 965 85 68 28 Preço:$$$$$
É sempre maravilhoso encontrar uma mulher tão determinada à frente de um restaurante.
Dona Pilar Fuster (Restaurante Ulia) e Susana Wichels (Algarvist).
Links Úteis para sua Viagem em Benidorm:
Visit Benidorm: http://pt.visitbenidorm.es (em português)
Tap Air Portugal: https://www.flytap.com/pt-pt/
Restaurantes
Restaurante Ulia: http://www.restauranteulia.es
Restaurante Rice: http://www.restaurantrice.com
Restaurante Son de Mar: http://grupoaurrera.com/restaurante-son-de-mar-benidorm/
Restaurante Llum del Mar no Hotel Villa Venecia: http://www.hotelvillavenecia.com/restaurantes/
Restaurante In Black no Asia Gardens: https://www.asiagardens.es/es/restaurante-in-black
Hotéis
Asia Gardens (5*): https://www.asiagardens.es
Meliã Villaitana (5* e 4*): http://www.villaitana.com
Hotel Villa del Mar (4*): http://www.hotelvilladelmar.com.es
Hotel Villa Venecia (5*): http://www.hotelvillavenecia.com
Hotel-Clínica SHA Wellness: https://shawellnessclinic.com/es/
Experiências, Atividades e Atrações
Benidorm Palace: https://www.benidormpalace.com
Circo de Benidorm: http://www.benidormcircus.es
Club de Golf Villaitana: http://www.meliavillaitanagolf.com/es/
Bicicletas Elétricas TAO: http://www.taobike.es
Turismo Médico – Dental
Clínica Imed Levante: http://www.imedlevante.com/es/
Ilahy – Estético: http://www.ilahy.es
Hotel-Clínica SHA Wellness: https://shawellnessclinic.com/es/
Créditos Fotográficos: Algarvist
#Benidorm#BenidormdeLuxo#Viagem#JornalismodeViagem#BloggerdeViagem#TravelBlogger#blogdeviagem#Espanha#Alicante#ComunidadeValenciana#SeñoriodeBenidorm#AsiaGardens#MeliãVillaitanaGolf#ImedLevante#PraiadoLevante#PraiadoPonente#PasseiosBicicletasBenidorm#CostaBlanca#Turismo#RestauranteSondeMar#VarandadoMediterrâneo#HotelVillaVenecia#ParqueNaturalSerraGelada#SierraHelada#SerraGelada#RooftopHotelMadeira#RestauranteÚlia#RestauranteBelvedere#ViagensAbre#AgênciadeViagensAbreu#MundoAbreu#TapAirPortugal#PraiadeAlmadrabaBenidorm#PraiadeMalPas#PraiadeTioXimo#RestauranteLlumdelMar#SHAWellnessClinic#CalleGambo#ChefMartinStein#RestauranteInBlack#TapasPinchosePintxos #algarvist