Há lugares que parecem mesmo saídos de um conto de fadas. A bela cidade de Saint Jean de Luz no suroeste de França, mesmo junto à fronteira de Espanha é um desses sítios imperdíveis.
Aproveitámos o dia de chuva torrencial que não nos permitiu realizar as caminhadas previstas e fomos de carro visitar o País Vasco Francês, mais concretamente, a Saint Jean de Luz e a Biarritz.
O único senão desta viagem foram as portagens na auto-estrada… cada 10 minutos lá tínhamos que pagar mais umas moedas e à volta, o mesmo… a brincadeira ficou na módica quantia de quase 35 euros em portagens… Mas esqueçamos as “pequenezas” e concentremo-nos no importante, a beleza de Saint Jean de Luz.
Esta cidadezinha costeira com porto de pescadores e marina desportiva, oferece uma arquitetura tradicional muito chamativa. As fachadas brancas das casas estão decoradas com pedra e vigas de madeira e as janelas embelezadas com portinholas ripadas pintadas de cores vivas. Domina o vermelho, como podem ver nas fotografias que fui tirando entre aberta e chuvasco, mas também se encontram algumas em tons de azul. Os edifícios tradicionais da zona histórica competem em beleza com os de Nouvelle Époque que se situam na zona de praia.
À hora do petisco, as esplanadas enchem-se de convivas. A chuva obrigou-os a esconderem-se dentro do bar…
O porto de pescadores, com amarres para barcos de recreio.
Saint Jean de Luz fica na região de Aquitânia, nos Pirinéus Atlânticos e conta com umas praias absolutamente deliciosas. É uma cidade de tradição balneária com vários hotéis, spas com thalasso e restaurantes acolhedores. Esta foi a minha primeira visita e espero voltar, um dia, em pleno Verão para mergulhar neste Atlântico da costa vasca. Existe uma grande oferta hoteleira da qual destacam o famoso Grand Hôtel Thalasso et Spa (cinco estrelas) mesmo na linha de praia e o exclusivo Hôtel Parc Victoria (cinco estrelas) que fica numa zona seleta da cidade.
Saint Jean de Luz fica apenas a 15 minutos de Biarritz, tornando possível um passeio a esta bela cidade, célebre pela saison estival.
Antiga terra de corsários, encontramos ainda vários edifícios do seculo XVII em perfeito estado de conservação que perteceram aos donos de navios. No coração da cidade espera-nos a igreja Saint Jean de Luz, onde se celebrou o casamento de Luis XIV com a Infanta Maria Teresa de Espanha.
A zona de lojas e cafés. Quando não está a chover, esta é uma rua muito movimentada.
Apetece entrar em todas as lojinhas e conversar com os vendedores.
Aqui fala-se Francês, mas o Euskera e o Gascón também se houvem com frequência.
A fotografia da praxe, hoje a lembrar o “capuchinho vermelho”.
Na Maison Adam existem um bolinhos e uns macarons de chorar por mais. Também se podem comprar os típicos pasteis bascos, feitos com massa quebrada e recheio de creme pasteleiro.
Estes são os hotéis mais emblemáticos de Saint Jean de Luz:
O famoso Grand Hôtel Thalasso et Spa, com vistas incríveis sobre a praia e a baía dos corsários.
O Hôtel Parc Victoria (cinco estrelas)
Sites Interessantes para a sua viagem ao País Vasco:
Bilbau
Museu Guggenheim: http://www.guggenheim-bilbao-corp.eus
Créditos Fotográficos: Algarvist
#PaísVasco #PaísBasco #Bilbao #SanSebastián #EuskalHerria #GuiadeViagem #BlogdeViagem #TheBasqueRoute #RotadoPaísVasco #Donostia #MuseuGuggenheim #Bilbau #FrankGehry #Gastronomia #Michelin #RestauranteMichelin #Guetaria #VisitSpain #TurismodeEspanha #Biarritz #França #PaisVascoFrancês