Há bares e restaurantes que têm clientes. O Thai Beach tem fãs. E os fãs reúnem-se especialmente ao fim de semana, para as míticas tardes de domingo, onde a música, champagne e a boa disposição jorram em plenitude. O Thai Beach, fica na Praia da Falésia em Vilamoura e foi recentemente renovado, apresentando agora uma esplanada mais ampla, zona interior e exterior com toldos militares requintados que convidam à evasão e ao desfrute dos sabores exóticos da cozinha tailandesa com vista para o mar…
Thai Beach na Praia da Falésia em Vilamoura
Já há algum tempo falei por aqui do Thai Beach e hoje, passados mais de dois anos, volto a recomendar este restaurante-bar, com a certeza de que é um dos sítios de referência em Vilamoura. A arte de bem-receber é levada muito a sério por uma equipa jovem e bonita orientada pelo grande Giuseppe D’Ursi, um italiano com raízes espanholas e uma personalidade ímpar. Ele é a alma deste lugar que é muito mais que um bar de praia, um club ou um restaurante. Giuseppe conseguiu transformar o Thai Beach num lugar de culto ao hedonismo, às coisas boas da vida, como a partilha de bons momentos entre amigos e família, a celebração do por do sol à beira mar e a gastronomia asiática.
Thai Beach: sabores exóticos com vista para a praia.
Ainda recordo, vivamente, a minha primeira visita ao Thai Beach. Estávamos em 2013 e Giuseppe recebeu-nos à porta do restaurante. Sem nos conhecer de lado nenhum, convidou-nos a entrar e atendeu-nos com a amabilidade de um velho amigo, a alegria de um solteiro endiabrado, a energia de um bailarino exótico e a elegância de um mordomo inglês. Parece estranha esta mistura? Sim, é. Mas também posso garantir, – porque vou com bastante frequência a este restaurante-, que a sua boa disposição é constante, genuína e realmente singular. Assim, se não houvesse mais nenhuma razão para visitar o Thai Beach, conhecer a alegria ribombante de Giuseppe, já seria razão suficiente para conduzir desde Lisboa até Vilamoura ou apanhar um avião desde Londres até ao Algarve.
Domingo à tarde? Festa no Thai
Mas há mais razões. Se gosta de música ao vivo, alegria, festa e boa disposição, lembre-se que aos domingos à tarde há encontro marcado no Thai Beach. Por lá encontrará Dj’s que colocam música eletrónica atual e alguns hits do tempo dos Bee Gees, guitarristas de cabelo comprido que aparecem do nada e fazem uma performance inesperada, um cantor brasileiro de voz grossa que faz lembrar o Barry White e dependendo do humor e criatividade de Giuseppe, podem surgir uma bailarinas de samba a espalhar purpurina e tropicalidade ou um violinista russo a encantar-nos com melodias etéreas.
O público é composto por uma mistura eclética entre portugueses, holandeses ou ingleses, a faixa etária é para mais de trinta e tanto podemos encontrar senhoras com vestido esvoaçante Versace e salto alto, como em biquíni e areia no dedo. O Thai Beach é um lugar que funciona muito bem durante todo o ano, por isso, recomendo a visita não só no Verão, mas durante todo o ano. Aliás, para ser sincera, as festas de domingo “off-season” chegam a ser extraordinárias, porque todos os outros lugares algarvios estão fechados e aqui concentram-se os foliões com certa classe e requinte.
Oferta Gastronómica de Excelência
Para além do trunfo da diversão e do embaixador de luxo, há mais uma razão de peso para conhecer o Thai Beach: a cozinha tailandesa. O nome não é apenas decorativo, ao contrário, é sinónimo do conceito da oferta gastronómica que serve de forma ininterrompida das 11:00 até às 22:00. O tailandês Leo Chana, é o chef responsável pelas iguarias asiáticas que se podem degustar com vista ao Atlântico. As propostas do Chef Chana, residente há cerca de 14 anos no Algarve, embora respeitem o receituário clássico tailandês têm um nível de picante adequado ao paladar europeu.
A carta é bastante variada incluindo diabólicos caris exóticos, tempuras, sopas thai e especialidades vegetarianas, de peixe e carne, mas as propostas do Chef para este Verão recaem sobre os pratos mais frescos com frutas, verduras, gambas, peixe e frango, apropriados para um restaurante à beira-mar.
Existe uma panóplia de entradas mas eu recomendo-lhe, vivamente, o “Yum Mamuong” uma salada de manga fresca e picante, com cebolinha roxa, coentros, coco, sumo de lima, chili e camarões. É um prato com um bom equilíbrio de cítricos e picante, mas com a dominante doçura da manga.
“Yum Mamuong” salada de manga fresca e picante
Uma outra entrada, é o já clássico prato de frituras tailandesas adequado para partilhar entre amigos. Neste grande prato giratório encontramos cinco tipos de entradas: rolinhos primavera “poh phea tod”, rolinhos vietnamita “poh phea sod”, bolinhos de camarão “tod man goong”, rolinhos de camarão e saquinhos dourados “toont tong” que podem ser degustados com quatro tipos de molhos: o chili, o tamarindo com soja e sésamo, o agridoce e a redução de amendoins. Cuidado com o molho de chili, é daquelas receitas que fazem dançar um padre…
Prato de entradas mistas tailandesas, entrada de assinatura do Thai Beach
A viagem gastronómica pelo Reino de Siam pode continuar dirigindo-se a várias paragens. A verdade é que a carta é bastante extensa, e a grande dificuldade prende-se com saber o que escolher. Um dos clássicos seria o “pad thai”, uma espécie de prato de tagliatellis de arroz salteado com ovo, frango, cebolinho. O “pad thai” está para a cozinha tailandesa, como o bacalhau para a gastronomia portuguesa, ou seja, é um dos pratos mais representativos e consumidos no país. Se tiver medo de sabores muito exóticos, este prato é uma aposta certa para o paladar mais conservador.
“Pad thai”, tagliatellis tailandeses de pasta de arroz salteados
Se por outro lado gosta de experimentar coisas novas, um dos meus favoritos é o arroz frito com ananás “khao pad sabparod”. Vem servido num ananás verdadeiro e apresenta uma mistura exótica e sumarenta de pedacinhos de fruta com gambas, frango, cajus, passas, milho, ervilhas e um extravagante pot-pourri de especiarias. É um arroz afrutado, híbrido entre o doce e o salgado, indicado para o aventureiro gastronómico.
“Khao pad sabparod” Arroz de Ananás
Na carta existem outras opções como os caris verdes, vermelhos e amarelos com diversas combinações e que podem ser cozinhados com base de frango, porco, novilho, gambas ou tofu. Um caril que me pareceu bastante interessante, embora não seja nada tradicional, é o caril “massanam”. Esta é uma receita preparada com amendoins, lombo de novilho, leite de coco, cebola e batata doce. Tem uma fragrância intensa a curcuma própria da mistura do caril massanam e um profundo tom acastanhado. Outro prato que pertence aos meus favoritos, é o “gai pad med”, um salteado de frango com caju tostado, cebola, pimento vermelho, aipo, cebolinho, couve-flor, alho-francês e cogumelos envoltos num molho fragrante de aromas tailandeses.
“Gai pad med” – salteado de frango com caju
Com a nova renovação, a esplanada com vista mar, tornou-se mais ampla e ganhou uns toldos tipo militar, requintadamente brancos, que oferecem zonas de sombra e frescura. O espaço total alcança agora os 250 m2, divididos entre a zona interior, onde se manteve a decoração em tons dourados e os espelhos, e a zona exterior com mais mesas e zonas “privadas” pensadas para festinhas e grupos especiais. Este é um lugar único, que conseguiu criar uma singular mistura entre gastronomia, diversão e familiaridade. Sim, o Thai Beach não tem clientes, tem fãs. E eu sou uma delas.
[Para ver as fotografias em tamanho completo, faça click na galeria]
Para mais informação e reservas, consulte:
Thai Beach
Página Web: https://www.facebook.com/thaibeachclubvilamoura
Direção: Praia da Falésia – Vilamoura Telefone: (+351) 289 322 471
Telemóvel: (+351) 927 701 004
Créditos Fotográficos: Algarvist com Iphone
#GrupoThai #Restaurantes #CrónicasGastronómicas #LunaRossa #RestauranteItaliano #MarinadeVilamoura #VilamouraWorld #BlogdeGastronomia #BlogdeViagens #BloguePortuguês #BlogsobreoAlgarve #ThaiBeach #ThaiMarina #Uniko #SteakHouse #GiuseppeDUrsi #ChefLeoChana #cozinhatailandesa #Thaifood