Pine Cliffs Hotel Algarve, Algarvist, Essential List, Living in Portugal, Best recommendations

The One Gourmet, o surpreendente restaurante do Tivoli Carvoeiro

Hoje rumamos de novo ao barlavento algarvio. Vamos descobrir o restaurante The One Gourmet, no hotel Tivoli Carvoeiro, que oferece uma requintada cozinha portuguesa com a assinatura do chef Vasco Sampaio. É certo, as vistas atlânticas são de cortar a respiração, mas as iguarias deixam-nos a lamber os dedos de prazer…

O terraço do The One Gourmet oferece umas vistas únicas sobre o Oceano.

Quando um hotel decide transformar-se numa versão mais luxuosa de si próprio e atingir o patamar das cinco estrelas tem que apostar na oferta de serviços de luxo, como restauração de qualidade, um spa de eleição ou quartos com personalidade. O caso do Tivoli Carvoeiro – que passou recentemente por uma profunda reestruturação arquitetónica, de posicionamento e de conceito – não foi diferente. O Grupo Minor, ao qual pertence agora a Tivoli, investiu forte neste mítico hotel situado na orla marítima do Carvoeiro. Para além da completa renovação de espaços sociais, quartos e spa, apostaram por um auspicioso projeto de cozinha de autor: a criação do restaurante “The One Gourmet”.

O jovem Chef Vasco Sampaio foi o responsável por criar, desde zero, a carta para este restaurante com um nome tão ambicioso… The One traduz-se nem mais, nem menos, como o “eleito” ou o “único”. Mas o peso da responsabilidade está a assentar bem a Sampaio, que passou os últimos anos no Sana Silver Coast das Caldas da Rainha e no Vidago Palace e se estreia, agora, em reinos algarvios com um projeto de alto calibre.

[Para ver as fotografias em tamanho completo, faça click nas galerias]

Interior do restaurante e entrada do Hotel Tivoli Carvoeiro

O “The One Gourmet” tem uma cozinha portuguesa revisitada através das técnicas da gastronomia contemporânea e serve uma carta de inspiração marinha num cenário absolutamente único: uma varanda aberta sobre a enseada azul de Vale Covo. Se não fosse pela excelente cozinha, recomendaria uma visita a este restaurante apenas para desfrutar de uma das melhores vistas que conheço no barlavento algarvio. Há algo de especial em jantar ao pôr do sol e apreciar, com todo o tempo do mundo, o desfile de cores cambiantes no céu imenso. O arquitetura do restaurante é de linhas simples e modernas, com uma decoração que capta as pinceladas de azul do Atlântico e as reconduz para dentro do edifício. Existe uma sala interior com uma grande garrafeira envidraçada e um terraço com vistas hipnotizantes sobre a rochosa falésia algarvia, as piscinas iluminadas e o mar da enseada azul de Vale Covo.

Porém, a oferta do “The One Gourmet” não passa apenas pela excelente localização, mas também pelas bondades gastronómicas e o serviço impecável prestado pelo sommelier Rui Martins e o chefe de sala Gilberto Gonçalves – que já conhecíamos do restaurante Bon Bon (uma estrela Michelin no Carvoeiro) e do Hotel Vidago Palace –.

Sentámo-nos numa mesa junto à varanda depois de tomar um cocktail no Sky Bar do Tivoli, que fica no andar superior do hotel. Se puder, recomendo-lhe que faça exatamente o mesmo, porque vale a pena. Vá mais cedo e aproveite para conhecer um dos rooftops mais especiais do Algarve.

No The One Gourmet, as mesas de vidro estão postas com simplicidade, deixando brilhar a paisagem natural que nos rodeia. Com a carta serviram-nos uma trilogia de pão de choco, açafrão e tomate seco.

O sommelier Rui Martins – que também já conhecíamos do Vila Vita Parc e do Vidago Palace – tratou da harmonização do nosso menu com vinhos portugueses. Começámos com um rosé Colinas 2015, elaborado com Pinot Noir da zona da Bairrada que acompanhou o prato de boas-vindas e as nossas entradas. O Colinas tem uma cor vibrante rosa salmão, notas minerais e frutadas.

O amuse-bouche dessa noite era uma mini focaccia com salmão fumado, caviar de lumpo, tinta de choco e morangos liofilizados. Um prato simples mas com sabores elegantes para saudar com pompa e circunstância o comensal. Eu não sou grande amiga dos morangos desidratados, mas percebo a sua função neste prato, ao aportarem um toque controlado de doçura.

Amuse-bouche de Salmão e o rosé Colinas, 2015.

Para entrada, pedimos um interessante Magret de Pato fumado, caviar de lumpo e laranja do Algarve apresentado com certa reminiscência asiática. Na cozinha de autor não há combinações impossíveis, mas não deixa se ser audaz combinar os sabores fumados do pato com o toque marinho e salgado do caviar. Este Magret de Pato “Sous Vide” é fumado lentamente durante um mínimo de 8 horas, vem adocicado com um toque de soja e sobre uma cama de algas wakamé, sésamo e espuma de laranja.

Provámos, ainda, um Carpaccio de novilho com queijo parmesão e salada fresca, um clássico da cozinha internacional, confecionado de forma irrepreensível com fatias finas de carne Vazia Maronesa maturada de 25 dias. No departamento das entradas, a carta do “The One Gourmet” guarda outros segredos como os “Carabineiros, Limão do Algarve e Coentros” e a “Interpretação de Sabores e Conhecimentos de Sopa de Peixe” que ficarão para prova numa outra ocasião.

Magret de Pato e Carpaccio de Vazia Maranesa

A escolha de Rui Martins para a harmonização dos pratos principais recaiu num tinto algarvio, “Cabrita” elaborado em monocasta de negra mole. Trata-se de um vinho leve, servido bastante frio por escolha do sommelier, para desfrutar dessa noite de verão quente. O “Cabrita” é produzido pela Quinta da Vinha – Cabrita Wines na região de Silves.

Para prato principal, provámos o Carré de Borrego com trilogia de cenouras, rebentos de ervilhas frescas, massada de batata doce e molho de menta. Note-se a preferência do chef pelos produtos locais como as ervilhas frescas, conhecidas no Algarve como griséus e o puré de batata doce, tão típico da região de Aljezur.

E porque estamos na costa, mal seria não provar um peixe da zona de Sagres. Degustámos o fresquíssimo “Salmonete e a Lagosta em seu cremoso de Mar” com milho bebé, cebola, espinafres, raviolis de lagosta e o seu bisquet. O lombo de peixe veio elaborado no seu ponto, contrastando a suavidade da carne branca com um crocante de escamas, num jogo de texturas e sabores muito apelativo. Vasco Sampaio, mostra aqui a boa escola, com a sua reprodução dos cristais de escamas crocantes criados pelo chef espanhol Martin Berasategui (três estrelas Michelin) há alguns anos atrás. Na carta deixámos ainda por provar um “Manifesto de Polvo do Algarve no Tivoli Carvoeiro”, que tenho apontado para a próxima visita.

Carré de Borrego, Salmonete da Costa e vinho Cabrita Negra Mole

Para terminar a refeição com um toque doce, fomos assediados por uma sobremesa bem portuguesa: um pudim de ovos com toques cítricos. Veio um belíssimo pudim de laranja com gelado de figo, kumquats, phisalis e macarron de café. A textura lânguida e cremosa do pudim perfumado com laranja, contrastava à perfeição com a frescura do gelado e o toque ácido das frutas. Adorei esta receita do lendário pudim português, com novos sabores algarvios. Provámos, ainda, uma composição refrescante de frutas, com gelatina de manga, sorbet de manga, maracujá fresco e lâminas de coco fresco, intitulada “A Manga, Maracujá e Coco”. As sobremesas foram acompanhadas com um vinho fortificado, o moscatel de Setúbal, “Alambre” de 20 anos da casa José Maria da Fonseca.

Pudim de Laranja do Chef Vasco Sampaio

Soberbo pudim de Laranja do Chef Vasco Sampaio

Fiquei deleitada com o serviço diligente, as maravilhosas vistas, mas ainda mais com as propostas de cozinha de Vasco Sampaio, que sabe manter os sabores tradicionais do receituário português e as porções satisfatórias, inovando q.b. com toques de outras latitudes e a utilização de técnicas modernas. Não é preciso ter dotes mágicos, para detetar que aguarda um futuro auspicioso a este jovem chef e ao “The One Gourmet”.

Saiba ainda que o” The One Gourmet”, está aberto não apenas para clientes alojados no Tivoli Carvoeiro, mas também aceita reservas de fora. Os preços praticados são bastante acessíveis, tendo em conta a qualidade oferecida. Conte pagar num jantar para duas pessoas, com entradas, pratos principais e sobremesas, um valor aproximado de 100 euros. Atualmente, o “The One Goumet” fecha às segundas-feiras.

Para mais informação e reservas, por favor, consulte:

Hotel Tivoli Carvoeiro

Página Web: http://www.minorhotels.com/pt/tivoli/tivoli-carvoeiro

Telefone: (+351) 218 507 708

Categoria: 5 Estrelas

Créditos Fotográficos: Algarvist

Desde 2014, somos o seu blog de gastronomia, hotéis, spas e viagens cá dentro e lá fora… Aqui encontrará sugestões de restaurantes e lugares imperdíveis, essencialmente sobre o Algarve, Portugal e o resto do Mundo.

Porque viajar (mesmo sem sair de casa) é preciso..

#blogdegastronomia #blogdeviagens #blogdehotéis #blogdespas #algarve #BlogsobreoAlgarve #blogportuguês #blogPortugal #CrónicasdeGastronomia #CríticasdeRestaurantes #GuiaMichelin #GuiaBoaCamaBoaMesa #Evasões #GuiaRepsol #OsmelhoresChefsdePortugal #TivoliCarvoeiro #MinorHotels

Stay up to date on:

reLATED POSTS:

Experiencias

Tivoli Carvoeiro renasce dos mares

O azul da pequena enseada de Vale Covo, no barlavento algarvio, entra pelas janelas adentro com a força de um monstro marinho obrigando-nos a perder

Ombria Resort Algarve Luxury Villas Algarvist Best recommendations Insider tips Algarve
Conrad Hotel Algarve - Best Luxury Hotel in Portugal Quinta do Lago where to stay